sábado, 18 de agosto de 2012

Análise de Títulos em Revistas na área da Educação


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino da Matemática
        Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Camila Leal dos Santos

Atividade: Pesquisa de Títulos em Revistas na área da Educação.

Como professora de matemática na educação básica, acredito que nós professores desta disciplina precisamos estar sempre na busca por atividades que interessem aos nossos alunos, fazendo com que eles consigam enxergar o sentido da aprendizagem matemática no cotidiano. Pois, muitas vezes os educandos sentem-se desmotivados no ensino-aprendizagem deste componente curricular, por não verem aplicabilidade no estudo de alguns conteúdos.
Assim, para que as minhas aulas fiquem mais interessantes, fiz a leitura de alguns títulos em Revistas na área na Educação citados abaixo. E a partir de então comecei a refletir sobre as práticas e atitudes que deram certo no ensino desta disciplina tão “temida” por muitos.
Acredito que apresentar a matemática de forma lúdica, criar situações envolvendo o cotidiano, mostrar sua aplicação em diversas atividades e a utilização de materiais simples e concretos, torna a compreensão do que é trabalhado mais simples. Pois, se a matemática continuar sendo ensinada da maneira tradicional como está sendo para os nossos atuais e futuros alunos, cada vez mais estaremos fazendo da matemática uma área do conhecimento sem um propósito específico.

Referencial bibliográfico:

O, Deborah. A matemática do dia-a-dia. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/a-matematica-do-dia-a-dia-258204-1.asp>. Acessado em 17 de Agosto de 2012.

L, Noêmia. A matemática se transforma. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/96/artigo233084-1.asp>. Acessado em 17 de Agosto de 2012.

Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, mai. 2012. Ensaios. ISSN 1982-7199. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/316/157>. Acessado em 17 de Agosto de 2012.

S, Alexandre; N, Paulo Roberto. A história do lúdico na educação. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2011v6n2p19> . Acessado em 17 de Agosto de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário