Universidade
Federal do Rio Grande do Sul
Curso
de Matemática
Programa
de Pós-Graduação em Ensino da Matemática
Tecnologias da Informação e Comunicação
na Educação Matemática
Camila Leal
dos Santos
Atividade: Pesquisa de Títulos em Revistas na área
da Educação.
Como professora de matemática na educação
básica, acredito que nós professores desta disciplina precisamos estar sempre
na busca por atividades que interessem aos nossos alunos, fazendo com que eles
consigam enxergar o sentido da aprendizagem matemática no cotidiano. Pois,
muitas vezes os educandos sentem-se desmotivados no ensino-aprendizagem deste
componente curricular, por não verem aplicabilidade no estudo de alguns
conteúdos.
Assim, para que as minhas aulas fiquem mais
interessantes, fiz a leitura de alguns títulos em Revistas na área na Educação
citados abaixo. E a partir de então comecei a refletir sobre as práticas e
atitudes que deram certo no ensino desta disciplina tão “temida” por muitos.
Acredito que apresentar a matemática de forma
lúdica, criar situações envolvendo o cotidiano, mostrar sua aplicação em diversas
atividades e a utilização de materiais simples e concretos, torna a compreensão
do que é trabalhado mais simples. Pois, se a matemática continuar sendo
ensinada da maneira tradicional como está sendo para os nossos atuais e futuros
alunos, cada vez mais estaremos fazendo da matemática uma área do conhecimento
sem um propósito específico.
Referencial bibliográfico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário