Universidade
Federal do Rio Grande do Sul
Curso
de Matemática
Programa
de Pós-Graduação em Ensino da Matemática
Tecnologias da Informação e Comunicação
na Educação Matemática
Camila Leal
dos Santos
Atividade: Analisar um artigo que trate da aprendizagem da matemática onde é feito uso tecnologia informática e produzir um resumo do mesmo.
Artigo analisado:
Software para o estudo de
números e operações nos anos iniciais: seus propósitos e fundamentos
Renata Mendes de Souza
Faculdade de Educação/UFG
reufgfe@gmail.com
Maria de Fátima Teixeira Barreto
Faculdade de Educação/UFG
Fatofeno@gmail.com.br
Paula Yoshimy Yamada Loureiro
Faculdade de Educação/UFG
paulayoshimy@gmail.com
Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
Faculdade de Educação/UFG
Disponível em: <http://www.rtve.org.br/seminario/4SeminarioAnais/PDF/GT2/gt2-4.pdf>
A
cada dia surgem novas tecnologias e a informática está cada vez mais presente
no cotidiano dos educandos, então o uso de softwares educacionais precisa ser
um aliado nas atividades diárias do professor. A matemática como uma área que
auxilia o aluno na resolução de problemas e no pensamento lógico, poderá se
aliar aos softwares que envolvam a disciplina para que esteja o mesmo esteja
integrado com o ambiente computacional.
As
pesquisas realizadas constataram que grande parte dos professores não faz o uso
dessa tecnologia, pelo fato de não estarem familiarizados com esses ambientes
virtuais. Alguns profissionais realmente precisam se atualizar diante dessa era
tecnológica, para que o aluno se interesse pelo conteúdo trabalhado. Já aqueles
educadores que optarem pela inserção de softwares em sala de aula, precisam
verificar se os objetivos pedagógicos serão alcançados e dominá-lo tanto nas
regras do jogo, quanto na execução.
Existem
vários softwares que abrangem o ensino da aritmética dos anos iniciais do
Ensino Fundamental, alguns com situações relacionadas ao dia-a-dia, porém não
substituem a prática diária. Então, após a realização de uma análise foram
selecionados alguns desses softwares considerados mais atrativos, ou seja, que
despertassem nos alunos a vontade e o entusiasmo de participarem nas aulas.
Dentre os softwares analisados no portal do MEC, apenas 21 foram selecionados e
então classificados em exercício, multimídia-internet, simulação e jogos, sendo
que a grande maioria funciona em rede e não necessita de instalação.
Então,
foram dadas características específicas a cada software e logo características
comuns dentre eles. Foram identificados alguns modos de retorno aos alunos
diante de suas respostas como: premiar, penalizar, estimular novas jogadas ou
não avaliar o caminho percorrido pelo participante. Assim, alguns softwares
acabam não dando o retorno aos alunos, fazendo com que o aluno não reflita
sobre o seu erro, já outros estimulam o aluno a pensar sobre suas estratégias.
Estes recursos podem e devem auxiliar na prática diária, mas quem é o principal
auxiliar na busca pelo conhecimento é o professor, ele é quem vai ajudar o
aluno a refletir sobre os seus erros.
Os
conteúdos matemáticos precisam estar relacionados com o cotidiano dos alunos,
para que eles vejam sentido nos conteúdos ensinados na escola. E assim,
valorizarem as suas práticas sociais e deixar que eles exponham as suas ideias.
A
maioria dos softwares analisados reproduzem questões do livro didático, desse
modo o aluno apenas fixa o conteúdo e não discute as possibilidades de
resolução, ainda são poucas as atividades em que o aluno realiza o raciocino
lógico matemático. O estudo do número se dá no momento em que o aluno
compreende a função e a relação dos números com o cotidiano. Entre os softwares
selecionados, alguns têm como função ordenar, quantificar, nomear, descrever e
comparar os números trabalhados em sala de aula.
Acredito
que o uso de softwares em sala de aula não deva ser algo frequente e sim algo
que sirva de apoio as práticas educacionais. E para que a utilização dessas
ferramentas não sejam vistas apenas como diversão e passatempo, o educador
deverá esclarecer a função dos jogos no estudo destes conteúdos.